A arte da música

Já faz algum tempo desde a última postagem nesse blog, que foi feita na época do Natal. Bom, o carnaval já passou e como “o ano finalmente começou” o nosso blog também irá voltar. Aqui iremos falar um pouco sobre música, aproveitando para discutir também alguns acontecimentos do passado.

musica

Músicas e seu propósitos

A música é considerada a “primeira arte” de um total de sete. O objetivo hoje da música é fundamentalmente de entretenimento, porém ela pode ter vários objetivos. Fazer críticas sociais, representar um movimento, representar uma realidade, conscientizar as pessoas ou até mesmo evangelizar, o que é o caso das músicas evangélicas.

Música e o racismo

O hip hop, por exemplo, tinha fortes influências sociais nos Estados Unidos. Quando ele surgiu nos EUA, suas principais letras eram críticas ao racismo e à desigualdade social. O rapper 2pac, por exemplo, com a sua música “Changes” fez grandes críticas ao racismo. Essa música inclusive, foi tão influente, que ela foi adicionada na playlist oficial do Vaticano.

 

No Brasil, esse tipo de música foi mais influente com o grupo Racionais MCs, que também falavam muito sobre racismo e a realidade nas favelas de São Paulo.

Músicas evangélicas

As músicas evangélicas também tem um papel bem específico que é o de louvar a Deus e evangelizar as pessoas. Obviamente que nem todas tem esse objetivo ou cumprem esse papel, mas o objetivo principal é esse. Isso mostra como que a música pode desempenhar diversas funções diferentes.

Polêmicas

Mas também existem diversas polêmicas. Recentemente, uma música foi criticada por ter sido considerada imprópria e fazer apologia ao estupro. Embora sua letra tenha sido modificada, até hoje ela é motivo de discussões.

O fato é de que esse tipo de música, muitas vezes o funk, possuem letras bem pesadas, que de alguma forma retratam a realidade do que acontece no Brasil, principalmente nas periferias. Embora sejam bastante polêmicas, elas possuem alguma representatividade, o que, na opinião de quem vos escreve, é bastante triste.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s