Enem – Redação

Nos nossos dois últimos posts nós falamos sobre as mudanças do Enem e também demos dicas para fazer a prova. Agora nesse post nós falaremos sobre a redação do Enem, que ainda gera muitas dúvidas nos estudantes.

enem
Dicas para a redação do Enem

Redação

A redação do Enem aconteceu nesse último domingo, dia 5 de novembro. O tema da redação foi educação de surdos no Brasil. Um tema que muitos estudantes consideraram difícil, porém, se pensarmos um pouco, não é tão difícil assim.

Infelizmente não conseguimos postar essas dicas antes da redação, porém é importante que você saiba sobre elas, caso vá fazer o Enem no futuro. Seguindo nosso post anterior, é importante que a primeira coisa que você faça é ler o tema da redação antes de começar a fazer as questões.

Dicas

Sabendo do tema, na hora que você resolver escrever a redação você deve ter algumas coisas em mente. A redação do Enem sempre irá tratar de um problema que existe na nossa sociedade. Sua tarefa é discutir o problema e apresentar soluções. Desse modo, vamos dividir a redação em 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Introdução: você deve falar sobre o problema. Primeiramente você deve afirmar que o assunto é de fato um problema e apresentar de 2 a 3 argumentos defendendo o fato de ele ser um problema. Deve ser uma apresentação breve, sendo que a introdução deve possuir apenas um parágrafo.
  • Desenvolvimento: aqui você deve se aprofundar nos argumentos apresentados na introdução. É importante que você faça isso na mesma ordem em que você  os apresentou na introdução. Cada argumento inicial deve ser desenvolvido com outros 2 ou 3 argumentos, sendo que cada argumento inicial deve possuir seu próprio parágrafo. Assim, se na introdução você citou 3, aqui você irá ter 3 parágrafos, bem separados e desenvolvidos. Caso 2 dos 3 iniciais estejam bem conectados, você pode deixá-los em um parágrafo maior.
  • Conclusão: na conclusão você deve apresentar soluções para o problema. Caso você possua uma solução para cada argumento apresentado inicialmente, ótimo. Se não, apresentar uma solução geral também funciona, desde que ela realmente seja uma solução para o problema como um todo. Você pode usar a primeira pessoa e sentenças como “Na minha opinião” sem problemas.

Enfim, é isso, e esperamos que te ajude a escrever não só a redação do Enem como outras no decorrer da sua vida estudantil. Abraços e até a próxima!

Caso queira ver uma discussão sobre a redação deste ano, assista ao vídeo abaixo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s