Enem 2017 – Mudanças e dicas

Enem desse ano terá mudanças, fique atento e veja dicas.

O Enem de 2017 terá diversas mudanças. O Ministério da Educação (MEC) resolveu fazer mudanças naquela que é uma das provas mais importantes para milhões de estudantes. Além disso, a justiça proibiu a prática de zerar a redação que ferir direitos humanos. Essa medida gerou certa polêmica, mas não vamos nos concentrar nela.

enem
Enem de 2017 terá mudanças.

Mudanças

As principais mudanças no Enem estão listadas abaixo:

  • Antigamente, o Enem era feito em dois dias no final de semana, no sábado e no domingo. Agora as provas serão aplicadas em dois domingos seguidos.
  • A redação, que antes era feita no segundo dia de prova, passa a ser feita no primeiro dia, junto com as questões de humanas. Desse modo, a prova de português e matemática ficarão sozinhas no segundo dia, que terá duração de quatro horas e meia, ao invés das cinco horas e meia, que passou para o primeiro dia.
  • Com o fim das provas nos sábados, o governo não terá que montar um esquema especial para sabatistas, que pela religião, não podiam fazer as provas no horário convencional.
  • O Enem não vale mais o diploma de ensino médio.
  • Os cadernos de repostas já terão as informações do candidato. Isso evita alguns erros, como aqueles em que estudantes esqueciam de marcar a cor do caderno e zeravam a prova por causa disso.

O vídeo abaixo explica detalhadamente as mudanças:

Dicas

Abaixo temos algumas dicas para você que vai fazer o Enem:

  • Leia sempre as perguntas e as alternativas primeiro: as questões do Enem costumam ter textos enormes, mas inúteis. Em muitos casos, é possível resolver a questão lendo somente a pergunta e as alternativas, sem precisar ler todo o texto, economizando tempo e energia.
  • Nunca mude sua resposta: caso esteja em dúvida, não mude sua resposta. Estudos comprovaram que você possui muito mais chances de acertas a questão se mantiver sua primeira resposta. Além disso, ficar pensando se vai mudar ou não um resposta vai fazer você ficar nervoso e perder tempo.
  • Leia o tema da redação primeiro: no primeiro dia, leia o tema da redação primeiro. Leia o tema da redação e se tiver inspirado pode começar a escrevê-la na hora. Caso não tenha ideias, vá fazendo as questões enquanto uma parte do seu cérebro pensa na redação. Você economizará tempo e sua redação irá fluir mais facilmente. Enquanto você faz a prova, é normal ter ideias, então é só anotá-las e fazer a redação depois.

Em breve nós faremos outra postagem com mais dicas e falando sobre a redação do Enem. Fique ligado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s